Quanto cobrar por suas palestras?

Se você não sabe qual é o salário de um palestrante, quanto ganha um palestrante ou como calcular o valor de uma palestra, deixa eu te dizer uma coisa: para eventos corporativos nunca cobre menos de 3 mil reais!

Ser palestrante dá dinheiro... caso você saiba precificar e para quem vender as suas palestras!

Eu sempre repito que, caso você queira ser um palestrante profissional, não adianta ser um bom palestrante, você precisa PARECER um bom palestrante!

Porém, cobrar menos de 3 mil reais, mesmo que você ainda não PAREÇA ser um bom palestrante, te faz perder ainda mais pontos na sua percepção de valor perante o contratante corporativo.

Sabe porque?
Porque palestras são bens de Veblen!

Resumidamente, bens de Veblen, são produtos ou serviços de consumo ostentatório.

Para tudo aquilo que é um bem de Veblen, a procura é proporcional ao seu preço elevado, tipo vinhos, joias, carros de luxo etc.

É por isso que existem palestras caras que custam 600 reais e existem palestras baratas que custam 60 mil reais.

Visto pelos olhos das empresas, 3k é o preço de um palestrante iniciante. Palestrantes que cobram menos do que isso não são nem considerados pelos gerentes de RH, pois eles atrelam o preço à qualidade.

Por outro lado, não adianta você cobrar 7k ou mais nas suas palestras, caso a sua qualidade percebida (não da sua palestra, mas sim a do palestrante), não esteja alinhada a esse valor.

À partir dos 3k, a régua que limita o preço da sua palestra é a percepção de valor que você transmite para os contratantes de palestras.

Ou seja, como aumentar o preço da sua palestra?
Melhorando a sua palestra? Montando novas palestras?

Não!
Aumentando a sua percepção de valor! PARECENDO ser bom.

Conforme você vai estruturando os seus pontos de contato, a percepção de valor da sua marca vai aumentando, e conforme a percepção de valor da sua marca aumenta, aí sim você deve aumentar o preço da sua palestra!

E lembre-se: a percepção de valor não tem nada a ver com a qualidade da sua palestra e sim com a qualidade percebida que o cliente atrela a você antes mesmo de conhecer você e a sua palestra.

Por isso é importantíssimo que você se importe em elevar a sua percepção de valor. Até porque, mesmo quando você não se importa, ela gera resultados... negativos...

Quando você não faz nada para elevar a sua percepção de valor, você automaticamente transmite uma impressão de amadorismo, e essa impressão de amadorismo precifica automaticamente o seu trabalho na mente das pessoas.

Não adianta ser bom, você precisa PARECER bom!

Naturalmente as pessoas julgam o trabalho de um amador muito mais barato que o de um especialista. As pessoas creditam menos autoridade a um amador do que a um especialista, as pessoas confiam menos em um amador do que em um especialista.

Como um vinho barato ou um vinho em uma embalagem que faz ele PARECEER barato.

O julgamento sobre preço e qualidade acontece na mente do cliente sem ele nem precisar provar o vinho! Só pelas primeiras impressões que ele tira ao olhar para o vinho!

Passar uma baixa percepção de valor talvez seja o erro da maioria dos palestrantes que tem ótimas palestras, mas não conseguem fechar palestras pagas.

As pessoas não confiam.
E o complicado é que dificilmente alguém vai te falar que não confia em você...

Por isso que a percepção de valor é algo que você precisa se preocupar sempre!

... ou você dificilmente vai conseguir cobrar o que a sua palestra realmente vale!


Abraço!
Lucas Lopes


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CONHEÇA O LUCAS
Lucas Lopes - Motiveação Palestras - Fica Dica, Palestrante
Lucas Lopes é co-fundador da Motiveação Palestras, uma das maiores agências de palestras do Brasil. Nos últimos anos já ajudou mais de 6 mil empresas privadas a escolher e contratar +900 palestrantes que já tocaram +200 mil pessoas em eventos dentro e fora do Brasil, movimentando com isso mais de 4 milhões de reais dentro do mercado de palestras.

Nos últimos anos, Lucas Lopes tem se dedicado a compartilhar a sua experiência como contratante de palestras, ajudando palestrantes a lotar a agenda e dobrar o preço cobrado por suas palestras ao entenderem o que os aproxima e os afastam de grandes empresas como Bayer, Dow Química, Anglo American, Empiricus, The Walt Disney Company, Itaú, XP Investimentos, Piracanjuba e várias outras grandes empresas privadas atendidas por sua agência, a Motiveação Palestras, e conhecidas em nível mundial.